Truques & Dicas

Gel, Selantes e Líquidos Anti-furo
Existem no mercado variadas soluções anti-furo para os pneus. Quem não conhece e não experimentou tem por vezes alguma relutância em acreditar no seu funcionamento, mas quase todas as marcas funcionam bem e reduzem o risco em cerca de 90%.


Os furos derivados de silvas, tachas e pregos são evitados, sendo por vezes apenas necessário esperar deixar rolar um pouco o pneus e acrescentar um pouco de ar que o líquido remendará  automaticamente o furo. Só as snakebites "Mordeduras de Cobra" que são rasgões duplos simétricos maiores, habitualmente devidos a pressão baixa, subidas de passeios, de pedras afiadas ou cortes por vidro que originam rasgões, não são corrigíveis.

O senão da sua utilização é  o aumento do peso da bicicleta entre 50grs a 150grs extra por roda do próprio líquido dependendo da fórmula do líquído, a necessidade muitas vezes de ter de trocar de câmara de ar pois nem todas permitem a introdução do líquido e a redução da durabilidade da câmara, pois com o tempo o produto vai secando (não serve para quem deixa a bicicleta sem rolar durante largos períodos) ou com incorrecta utilização que tende a entupir os pipos e inutilizar a câmara de ar -  por isso nunca se pode encher um pneu com líquído com o pipo numa posição baixa, ideal sempre na parte de cima da roda com o pipo virado para baixo.

A base desses líquidos é habitualmente o Latex mas existem outras opções baseadas em propileno glicol e o etileno glicol mas com a vantagem de secar muito mais lentamente e é  por isso a fórmula usada nos EUA em toda a indústria automóvel se bem que neste caso o peso não é tão importante sendo esses compostos um pouco mais pesados que o latex.

Existe a fórmula para Tubeless  (Sem Câmara de Ar)  e para Tubes (câmara de ar), a diferença  é habitualmente apenas a maior liquidez/menos espessa da fórmula Tubeless, por isso podem ser usadas perfeitamente fórmulas Tubeless em Câmaras de ar. Algumas marcas já nem fazem distinção nas embalagens servindo para ambas.
 

Existem câmaras de ar já com líquido lá dentro o que dá muito jeito para o utilizador já que não tem que perder tempo a meter o líquido mas para se conseguir poupar algum dinheiro e podermos ter a câmara de ar com a medida exacta pretendida e afinar a quantidade de líquido que pretendemos existem embalagens de liquido para colocar pelo utilizador ou oficina dentro das câmaras.

Para colocar o líquido anti-furo na sua câmara em  câmaras de ar com pipo Schrader (tipo grosso/moto) é necessário uma ferramenta para abrir o pipo (vendem-se nas lojas de carros), para válvula fina existem poucas opções de marcas que permitem retirar o pipo e colocar lá dentro o líquido, nomeadamente da marca Schwalbe e nesse caso não é necessário ferramenta.


Limpeza do teu reservatório de água, kit simples e barato.
 
Existem muitas maneiras de limpar o reservatório da tua mochila de hidratação, uns dizem que é melhor com álcool, outros com lixívia, com Amukina, deixar no frigorífico ou no congelador, etc.

Uma maneira simples e barata e que resulta muito bem é esta que aqui te deixamos. Este kit consiste no seguinte: Uma escova de dentes, um cabo de travão, um pouco de algodão ou papel.Para limpar o interior do saco usas a escova de dentes com um pouco de detergente ou sabão, para a limpeza da mangueira usas o cabo de travão com um pouco de algodão ou papel na ponta, podes juntar ao algodão ou papel um pouco de álcool e repetes o procedimento até estar totalmente limpo, ou seja quando o algodão sair limpo da mangueira. 



Para não ficar com cheiros ou sabores podes acabar a limpeza enchendo o reservatório de água morna e um pouco de sal, deixando ficar alguns minutos a actuar.E não te esqueças que este tipo de reservatório deve só servir para água e não outro tipo de líquido.

Afinação de mudanças 
 
 
Este é um tema que deve ser tido em atenção, para evitar o desgaste prematuro do equipamento, e assim aumentar o tempo de vida útil do material como o da bicicleta em geral.
Para começar, tudo deve estar devidamente limpo e lubrificado, só assim as mudanças ficarão devidamente afinadas.

 


1º passo
Verifica os limitadores de acção do desviador, são os dois pequenos parafusos presentes nos desviadores ( foto 1 e 2), o "H" high) limita a acção do desv. na mudança mais alta , na mudança de trás este parafuso deve ficar posicionado de maneira ue a roldana de cima do desv. fique alinhada com o carreto mais pequeno, e na mudança da frente fazer com que a corrente não saia para fora da pedaleira. O "L" (low) limita a acção do desv. na mudança mais baixa, na mudança de trás este parafuso deve fazer com que a roldana de cima fique alinhada com o carreto maior, na mudança da frente o limitador deve fazer com que a corrente não passe para o lado de dentro da pedaleira, ficando entre esta e o quadro da bicicleta.

2º passo
Existem dois tipos de desv. traseiro, o normal e o invertido, no normal o desv. está recolhido e começa-se a afinar a partir da mudança mais alta (carreto pequeno), no invertido o desv. está esticado, começando-se a afinar na mudança mais baixa (carreto maior).
Começamos então a afinar, fazer a corrente passar por todos os carretos e pratos pedaleiros, se a corrente não subir para as mudanças mais baixas, há que dar tensão ao cabo (foto 3) para que a mesma suba sem problemas, e sem ruído algum, posteriormente se a corrente não descer, temos que eliminar a tensão em excesso do cabo, isto no caso de um desv. normal, no invertido o processo é o oposto, se a corrente não desce dá-se tensão ao cabo e assim sucessivamente até ficar bem afinado. No desviador da frente, se a corrente não passar bem para os pratos pedaleiros maiores, dá-se tensão ao cabo (foto4), se não descer tira-se a tensão em excesso, mas se mesmo assim as mudanças não entrarem correctamente, no prato grande, ou no mais pequeno, desaperta um pouco os limitadores.

Se os problemas subsistirem, dá uma saltada à tua loja habitual e expõe o problema, poderá já não ser só afinação

Tubeless Económico


Todo o ciclista sofre na pele, o incómodo que é mudar uma câmara de ar furada, a não ser que tenham umas rodas tubeless equipadas com uns pneus tubeless, e preenchidas com líquido vedante no interior, sem dúvida que é a melhor opção, mas também a mais cara, para todos aqueles que querem uma solução mais económica aqui vai um truque simples que pode evitar os tão indesejados furos.
Material necessário:
2 pneus, de arame; kevlar; ou tubeless
2 câmaras de ar
cola de contacto

 

 1º passo:
Unta-se a parte de dentro do pneu com a cola de contacto, não sejas forreta, utiliza
bastante cola em cada pneu, e espalha-a bem com a ajuda de uma espátula.
A cola vai servir de vedante, acrescentando assim uma camada extra de
protecção contra todo tipo de furos, sem acrescentar praticamente
nenhum peso extra à roda, por isso aconselho a utilizares mais de
metade de um tubo de cola por cada pneu.

  2º passo:
Depois de a cola ter secado um pouco, enche a câmara de ar
e coloca-a dentro do pneu, de modo a que esta fique bem
encaixada e colada.


3º passo:
Por último colocas o pneu na jante, enches a câmara de ar, e já
está! O resultado é uma jante tubeless do mais económico que se
pode arranjar. Se quiseres podes ainda acrescentar líquido selante
no interior da câmara de ar, para que fique ainda mais infalível.